Como todo mundo anda dizendo por ai, e é bem verdade mesmo "A disputa está acirrada". Muitos eleitores indecisos, pelo que vi em algumas reportagens, muitos não votarão por conta da tempestade Sandy, pela dificuldade de locomoção mesmo... Outros fazem questão de se sacrificar um pouco para exercer sua cidadania, que diga-se de passagem funciona bem diferente daqui do Brasil! Se bem que não seria mesmo uma boa ideia pôr os votos de mais de 150 milhões de pessoas nas mãos de 538 delegados BRASILEIROS, mesmo sendo eles eleitos pelo povo...Dá para ter uma ideia do que ia rolar. Em contrapartida, aqui no Brasil, já temos o sistema de urnas eletrônicas que aceleram, e muito nossa apuração, lá pode levar até dias para obterem um resultado, ainda mais quando estão tecnicamente empatados. Bom, não dá pra ficar discutindo isso, pois cada caso é um caso, cada país é um país, né.
![]() |
| Barack Obama e Mitt Romney |
Então pra quem não entendia como funcionam as eleições nos Estados Unidos, vou postar uma breve, porém muito esclarecedora explicação que peguei no site: www.infoescola.com.br
"Nos EUA não é o voto direto do eleitor que decide a eleição norte-americana, mas um Colégio Eleitoral de 538 delegados indicados e eleitos por cada estado, com exceção de Maine e Nebraska, estados onde a divisão é feita por distritos eleitorais. De modo geral, o candidato à presidência precisa receber os votos dos delegados.
No Colégio Eleitoral, entre as 51 unidades federativas dos EUA, cada uma possui um número de cadeiras (delegados) que escolhem o presidente. O estado da Califórnia, por exemplo, possui 55. Cada delegado representante é livre para votar no candidato em que escolher, mas na prática votam no candidato escolhido pelo voto popular.
Em caso de empate no Colégio Eleitoral, a Câmara escolhe o presidente por voto de cédula representando um por estado, caso a Câmara não resolva, a decisão é repassada para o Senado. O número de delegados num estado corresponde ao número de senadores e deputados que o mesmo estado representa no Congresso.
As normas eletivas do cargo de presidente dos EUA é estabelecida na cláusula 3ª, seção 1 do artigo II da Constituição americana. A eleição presidencial sempre ocorre na terça-feira posterior ao primeiro domingo de novembro. O presidente assume no dia 20 de janeiro do ano seguinte.
Desde 1888, George W. Bush foi o primeiro candidato a vencer no Colégio Eleitoral mesmo perdendo no voto popular. Em 2000, George W. Bush teve 47,9 % do voto popular, enquanto que Al Gore obteve 48,4 %, mas se elegeu conquistando 271 delegados contra 266 de Al Gore."
Por Fernando Rebouças.


Nenhum comentário:
Postar um comentário